Twitter Updates

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 2 de setembro de 2009

    Isso não tem nada a ver, é coisa de fanático

    Em conversa com o colega Giuliano Barcelos, discutimos sobre o texto abaixo, que achei muito coerente para os dias de hoje, nos quais algumas igrejas estão aceitando certos mundanismos em seu meio e tolerando coisas que não deveriam tolerar.

    A matéria fala sobre piercing, mas o problema não está no piercing em si, mas na intenção de colocar o mesmo. O mesmo exemplo serve pra bebidas alcóolicas. Uma coisa é consumi-la com moderação, mas fazendo isso só pra ninguém "pegar no nosso pé" (neste caso damos importância demais à opinião dos outros). Outra coisa é consumi-la de forma moderada sabendo que isso não é pecado, que não se perde a salvação por isso e sem deixar que esse hábito seja dominante (ao meu ver, a postura mais coerente).

    Estes mundanismos normalmente afetam os adolescentes, pois eles têm dificuldade de conciliar o rumo de suas vidas com a Palavra devido às várias mudanças hormonais que ocorrem neste período. Mas este alerta vale pra igreja inteira!!

    No próprio texto, há o exemplo do BBB (Big Brother Brasil), que ocupa mais tempo do que deveria na vida de alguns cristãos. Quero aqui demonstrar como seria um debate sobre isso:

    1 - "mas não é pecado ver TV"
    R: E realmente não é, mas o que o BBB vai edificar em sua vida cristã? Qual o percentual de fatos fora da Palavra neste tipo de programa? O mesmo serve pra programas de fofoca, etc.

    2 - "ah, então não pode mais ver filme, jornal, etc. Não podemos ser radicais"
    R: Correto, não podemos nem precisamos ser radicais, mas há uma grande diferença em gastar tempo vendo na TV algo que não afeta a comunhão (ex: um filme de aventura, ação) e algo que só tem fatos que fogem da Palavra (BBB e afins). A chance de alguém se alimentar de coisas erradas vendo BBB é muito maior.

    3 - "tah, mas Deus me entende, não vou perder a salvação por causa disso"
    R: Sim, Deus entende porque somos pó (Sl 103) e nossa natureza carnal é caída. Mas Ele se recusa a deixar-nos como estamos, o propósito dEle é muito maior. Quanto à salvação, o que nos garante que futuramente não tropecemos por besteiras das quais nos alimentamos há anos atrás.

    Por isso, finalizado com a leitura de Pv 2, 3-5 e com o texto original.
    Pv 2:3 Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento.
    Pv 2:4 Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido.
    Pv 2:5 Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o SENHOR, e aprenderá a conhecê-lo.



    Nenhum comentário: