Twitter Updates

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 12 de julho de 2010

    Entulhos da alma

    Sempre que fazemos uma faxina em casa, jogando fora coisas velhas e agora inúteis, nos sentimos aliviados, pois temos a sensação de que conseguimos um novo espaço, uma nova maneira de organizar as coisas, de que nos livramos de coisas que se prendiam a nós desnecessariamente. Enfim, nos sentimos mais leves.

    Curiosamente, tal prática não é seguida no âmbito espiritual. Poucas vezes paramos pra analisar aquilo que estamos pensando, as atitudes que estamos tomando. Remexer em coisas mal-resolvidas do passado então, nem pensar! E assim vamos levando nossos problemas de auto-estima, perfeccionismo, frustrações, etc. Daí não sabemos porque nos sentimos cansados, condenados, desanimados.

    E para tudo isso, permitam-me dizer que tudo pode ter um novo começo se escolhermos o PONTO DE PARTIDA correto. Quando começamos nossas atitudes pautadas pela Palavra, sempre colheremos aquilo que Deus têm pra nós. Ele não escreveu a Bíblia para ser um estraga-prazeres, mas sim para ser nosso guia e nosso preventivo de nós mesmos. Como assim?

    Ora, todos já tomaram atitudes das quais se arrependeram, todos já pensaram que algo ia dar errado e deu certo, todos já se enganaram consigo mesmo. Isso quer dizer que de fato não sabemos lidar com nós mesmos, por isso precisamos de um guia. E o ponto de partida que quero abordar é tão simples como Fp 4, 8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (grifo meu).

    Eis a lista de pensamentos que deve permear nosso dia-a-dia. É disto que devemos nos encher e quando não estamos cheios disto, esse é o pedido que devemos fazer a Deus. A adolescência é uma fase na qual se manifesta bastante baixa auto-estima, perfeccionismo, necessidade de aprovação, condenação, frustração, comparação. Todos estes são padrões errados, diferente daquilo que Deus quer tanto para os adolescentes como para todas as suas belas e perfeitas criaturas. Em 1Co 4:7, somos exortados quanto ao nosso desejo de comparação: "Quem é que fez você superior aos outros? Por acaso não foi Deus quem lhe deu tudo o que você tem? Então por que é que você fica todo orgulhoso como se o que você tem não fosse dado por Deus?"

    Assim, você que se condena por seu jeito de ser, por aquilo que deseja ter e não tem, pela educação que seus pais lhe deram, pelos pecados que têm cometido, pelos alvos não alcançados, aonde você chegará com esse padrão de pensamento? Pensa que obterá vitória assim? Qual seu ponto de partida para a vitória que você tanto deseja? De fato, não se pode negar aquilo que nos faz sofrer e quanto mais tentamos nos livrar de algum pensamento que nos incomoda, mais ele tende a aumentar. Por isso, a solução de Deus para realizar a "faxina espiritual" é substituir pensamentos. Ou seja, ao invés de somente lamentarmos, murmuramos, enxergarmos somente coisas ruins e que não edificam, escolhemos focar naquilo que nos dá esperança, alegria, motivação.

    Na vida secular e na vida cristã, tudo exige disciplina, a começar pelos nossos pensamentos. Se nosso ponto de partida forem pensamentos corretos, teremos sensações corretas e atitudes corretas. Pecados, frustrações, tristezas são ingredientes para o trabalhar de Deus, que nos provê tudo e mais do que necessitamos. Permita, então, que Ele invada seu pensamento, para que você desfrute da plenitude que Ele tem guardada pra você

    Nenhum comentário: